Durante os últimos anos, o número de ciclistas na capital dinamarquesa tem se mantido estável, contudo entre 2012 e 2013, os trajetos de bicicleta aumentaram 35%, segundo dados de um estudo de hábitos de transporte da Universidade Técnica da Dinamara (DTU). Em 2013 a média de quilômetros percorridos por trajeto foi de 4,2 km.
Este aumento ocorreu após vários anos sem grandes flutuações, de modo que diversos especialistas dinamarqueses vêm analisando o que ocorreu neste último ano.
A conclusão é que a aposta de melhorar as condições para os ciclistas através de políticas públicas parece ter funcionado. Ao lado do aumento da rede cicloviária, foram projetadas diversas pontes para bicicletas, além do tráfego de automóveis ter sido restringido em diversas ruas importantes de Copenhague.
Ao mesmo tempo, os trajetos em automóveis diminuíram 12% em comparação com 2012 e o uso de transporte público aumentou de 28% a 32% desde 2007.
Embora os especialistas em mobilidade não queiram tirar conclusões precipitadas, como por exemplo que quem deixa de usar automóvel o troca pela bicicleta, devido a cada vez menos facilidades para os carros, acredita-se que é exatamente isso que esteja acontecendo, e que as políticas públicas estão indo na direção certa.
“É um sinal de que os políticos que temos querem investir mais no ciclismo urbano num momento em que a população de Copenhague pede por isso abertamente”, diz o Diretor do Meio Ambiente de Copenhague, Morten Kabell.
Via Plataforma Urbana. Tradução Arthur Stofella, ArchDaily Brasil.